• ess

Em dia com a moda

 

O Essencial, um verdadeiro guia de moda e elegância ganha edição atualizada. Lançado em 1999, agora o livro é publicado pela Editora Jaboticaba com textos atualizados e muitas informações novas.

Considerada há décadas uma das mulheres mais elegantes do país, a empresária e consultora de moda Costanza Pascolato dá dicas simples e práticas para ajudar as mulheres a se tornarem mais elegantes, sem abrir mão de um estilo próprio. Em O Essencial, ela mostra que isso não é tão caro nem tão complicado quanto parece.

“O novo livro é atual, cheio de dicas novas, fresquinhas e seguindo as novas regras de convivência. A sociedade mudou e o livro também”, explica Costanza. Além do design moderno e fotos contemporâneas, a obra apresenta um capítulo sobre compras pela internet e um texto inédito sobre maturidade.

Com bom humor e bom senso, ela alterna no livro lições de estilo e de vida: indica truques para disfarçar os pontos fracos, mostra como misturar peças caras e baratas, elege os pares de sapato fundamentais e ensina a não perder a cabeça nas liquidações.

Costanza acredita que é possível montar um guarda-roupa elegante e versátil, tanto para o dia a dia de trabalho quanto para um coquetel de negócios ou um churrasco entre amigos, combinando oito itens básicos  – os chamados essenciais – com acessórios charmosos.

Não importa se a mulher é clássica, esportiva, moderna ou exuberante, todas devem ter em casa alguns itens fundamentais: saia preta, terno, calça jeans, camisa branca, cardigã, camiseta (T-shirt), trench coat e vestido preto.

Outra dica importante é descobrir o que cai bem em cada tipo de corpo “Não interessa se está na moda, se as revistas não param de falar sobre o assunto: se não ficar bem em você, não use”, aconselha ela.

Para compor seu próprio estilo, é necessário, antes de tudo, identificar os seus hábitos e entender a sua personalidade. Em O Essencial, lançado originalmente em 1999, Costanza mostra que, mais importante do que a roupa que alguém veste, é a forma como essa pessoa se comporta: sua atitude, postura e inteligência. Afinal, as modas passam, mas a elegância fica.

O projeto gráfico foi criado pela Cherry Plus – agência de comunicação especializada em moda e beleza – e busca traduzir a personalidade e estilo da autora: extremamente elegante, mas nem um pouco entediante ou previsível, dando ritmo a uma leitura que mais parece conversa íntima, com direito a confissões, puxões de orelha e risadas.

Sobre a autora

Costanza Pascolato nasceu em Siena, na Itália, em 1939, e veio com a família para o Brasil ainda pequena. Ela sempre manteve uma forte ligação com moda, principalmente por seus pais terem fundado a Tecelagem Santaconstância quando ela tinha apenas 8 anos.

Em 1971 começou sua carreira como editora de moda nas revistas Claudia Claudia Moda, onde trabalhou por 17 anos. Nos anos 1980 recebeu de Joyce Pascowitch o título de “papisa da moda”, apelido que carrega até hoje.

Após sua saída da Editora Abril, passou a se dedicar à Santaconstância e a serviços de consultoria. Foi colunista da Folha de S. Paulo e atualmente escreve para a Vogue Brasil. Seus mais novos projetos são o site costanzapascolato.com.br, que fundou em parceria com a Shop2Gether – site de compras que reúne estilistas e marcas consagradas de moda e design –, e sua conta do Instagram, costanzapascolatos2g.

O Essencial, de Costanza Pascolato

Preço: R$49,90

Páginas: 256

Formato: 16 x 23 cm

Pin It

Comments are closed.

« »